Objetivos gerais:

Transmitir aos participantes conhecimentos teóricos das formas de resolução de conflitos, compreendendo a necessidade de aliança entre o cenário jurídico tradicional e o cenário jurídico em construção, reconfigurando o papel dos advogados e seus clientes.

Analisar como os operadores e as instituições jurídicas reconhecem o processo de mediação e negociação como uma competência para o exercício da profissão na busca da resolução dos conflitos, identificando como estes sujeitos lidam com a gestão dos interesses e posições dos envolvidos no conflito, bem como observam as alternativas possíveis caso não cheguem a um acordo.

 

Objetivos específicos:

  • Estudar o conflito e a forma técnica de como mapeá-lo;
  • Conhecer a Teoria da comunicação/Teoria dos jogos e a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de conflitos;
  • Diferenciar a Mediação, a Conciliação e a Negociação, estudando de forma aprofundada cada um desses institutos;
  • Definir o papel do Mediador e Negociador;
  • Estudar a Lei da Mediação, os dispositivos referentes aos meios adequados de resolução de conflitos existentes no CPC/15;
  • Contribuir para que os profissionais possam fazer vasos de comunicação entre as técnicas de mediação apresentadas na lei própria e as técnicas de negociação e procedimentos em outras legislações (Código de Processo Civil, Lei de Recuperação Judicial, Lei de Proteção de Dados, Pacote Anticrimes, etc).

 

 

Cronograma de aulas:

Formato EAD – plataforma Zoom

Sextas, de 18h30 às 22h30

Sábados, de 8h30 às 12h30

12 e 13 de abril

26 e 27 de abril

03 e 04 de maio

17 e 18 de maio

24 e 25 de maio

 

Estrutura Curricular

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Natureza da Disciplina Carga Horária Frequência %
Noções Preliminares e Panorama Histórico do Conflito  obrigatório                         2 100%
Política judiciária nacional de tratamento do conflito  obrigatório                         4 100%
Cultura da Paz e Métodos de Solução de Conflitos  obrigatório                         4 100%
Teoria da Comunicação / Teoria dos jogos  obrigatório                         4 100%
Moderna Teoria do Conflito  obrigatório                         4 100%
Negociação  /  Escola Havardiana obrigatório                         4 100%
Conciliação obrigatório                         4 100%
Mediação  obrigatório                         4 100%
Areas de utilização da conciliação / mediação obrigatório                         2 100%
Interdisciplinaridade da mediação – Mediação Empresarial obrigatório                         2 100%
Papel dos Conciliadores e Mediadores e sua relação com os envolvidos no conflito obrigatório                         4 100%
Ética de conciliadores e mediadores obrigatório                         2 100%
Ferramentas de TI e Inovação no processo de mediação e negociação eletivo                        – 100%
Ferramentas de negociação no CPC eletivo                        – 100%
Justiça Restaurativa eletivo                        – 100%
TOTAL                       40

 

Corpo docente

Ivone Juscelina de Almeida

Advogada colaborativa, mediadora e professora. Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ-Brasil), mestre em Direito do Processo Civil pela Universidade Gama Filho (UGF-Brasil) e psicóloga. Advogada formada pelo Instituto Vianna Júnior (Brasil) em 2002, com 16 anos de experiência atuando como associada e advogada em escritórios de advocacia brasileiros nas áreas de direito societário, consumidor, cível, contratual, trabalhista, tributário e familiar. Especializações em Mediação e Negociação pelo ICFML, extensões em Negociação e Mediação pelas Universidades de Harvard, Roma e Viena. Professora e Pesquisadora de Direito Civil, Negociação, Contratos e Consumidores desde 2008 no Instituto Vianna Júnior. Professora substituta na UFJF na Faculdade de Direito nas Disciplinas de Direito do Consumidor e Processo Civil. Integra a diretoria da OAB/MG subseção Juiz de Fora e foi Presidente da Comissão de Mediação da OAB / MG – Subseção Juiz de Fora. Instrutora de Mediação credenciada pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, mediadora credenciada nos Tribunais de Justiça de Minas Gerais e Rio de Janeiro (TJMG e TJRJ). Fundadora do escritório de mediação – HABITUS Design para Resolução de Conflitos em Juiz de Fora / MG credenciado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), atuando desde 2017 em processos de mediação privada de conflitos cíveis, organizacionais, empresariais e familiares.

Amanda Garcia de Oliveira

Graduada em Direito pelas Faculdades Integradas Vianna Júnior. Conciliadora judicial certificada pelo TJMG. Especializada em Direito do Trabalho e Processo Trabalhista e cursando Relações Internacionais pelo UNINTER. Certificada em Mediação de Conflitos – Certificação Mediação Privada pelo ICFML, em Porto (Portugal).

 

Ana Flávia Valladão Ferreira

Advogada e mediadora. Mestre em Direito nas Relações Econômicas e Sociais pela Faculdade Milton Campos. Pós-graduada em Direito Público, Direito Privado e Processo Penal, atuando principalmente nas áreas de Direito Empresarial, Administrativo, Trabalho e Criminal. Graduada em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara. Certificada no curso de Formação de Mediadores Judiciais e Extrajudiciais pelo IMA – Instituto e Câmara de Mediação Aplicada.

Camile Souza Costa

Advogada e Consultora em Estratégia Negocial e Propriedade Intelectual, possui LLM em International Commercial Law and Dispute Resolution pela Swiss International Law School – SiLS e formação em Negociação pela CMI Interser, em Harvard. Mediadora credenciada pelo ADR ODR International, figura como membro das comissões de mediação da OAB/RS e OAB/CF. Idealizadora e coorganizadora do Meeting de Negociação, ministra cursos e palestras sobre Soft Skills, Comunicação Efetiva, Habilidades Negociais, Advocacia Preventiva e Proativa, além de moderar o Grupo de Estudos de Direito e Inovação da ESA – OAB/RS.

Clarissa Pires Monteiro de Castro

Ocupante do cargo de Analista Judiciário/Psicólogo do TJMG, instrutora de cursos de Mediação Judicial e Conciliação Judicial no TJMG, formada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela PUC Minas e em Psicopedagogia Clínico Institucional pela ESAB.

Júnia Penido Monteiro

Formadora de Instrutores em Conciliação e Mediação Judiciais (ENFAM), Servidora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC / TJMG. Conteudista da Capacitação em Conciliação e Mediação Judicial do TJMG. Possui graduação em Psicologia (UFMG) e especializações em Mediação de Conflitos e Arbitragem (Faculdade Unyleya), Gestão de Negócios em Organizações Públicas (Fundação Dom Cabral) e Psicologia do Trabalho (UFMG).

 

Investimento:

R$ 1.540,00 – 5% desconto à vista ou no PIX

R$ 1680,00 em 5 vezes no cartão de crédito